sábado, 15 de dezembro de 2007

Crescer

Crescer, quando ao crescimento se resiste, é um processo doloroso. Mas como abrir a mão das certezas acumuladas ao longo de anos de existência? Há que ter consciência, cultivar um espírito aberto. Se uma ideia, uma noção melhor do que aquela que se tem, pelos ouvidos entra, então há que desistir da nossa cristalização, da nossa certeza interior e abraçar a nova. É assim a mecânica da evolução intelectual: estar consciênte da necessidade da reciclagem daquilo que interiormente faz de nós o que somos, num constante processo evolutivo.

2 comentários:

Maria Clara do Vale disse...

O caminho que leva ao crescimento nunca é de relva suave. É um trilho de montanha pejado de muitas pedras…no entanto persiste-se, agarra-se, aguenta-se…
As tempestades fazem os carvalhos lançar raízes mais fundas! E há sempre um rio que nasce perto dos lábios de quem alimenta a sede de mudança…
Às vezes, parece que as palavras não são suficientes e os nossos desejos e anseios não chegam e espalham-se pela brisa, nos imensos dias que levam ao conhecimento e à mudança...
No entanto, saberemos sempre, que o despertar do horizonte começou no exacto momento em que, de madrugada em madrugada, fomos transformando, descristalizando aquilo que será a nossa próxima estação …
E então, antes que a memória nos apague e esconda a nossa inquietação, quando o frio devassar, muitas vezes sem explicação, impacientando os desgostos de Inverno, procurando os indícios da nossa infância…
Lembramos, em matinais silêncios e mesmo que fatigados pela travessia da vida, a nesga de cor, o rubor das flores, o improviso da paisagem, as palavras intranquilas e a força de vontade que nos foi deslumbrando os olhares…

Anónimo disse...

Mas como? Com humildade...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar." (Voltaire)